quinta-feira, 22 de abril de 2010

Palestra da Abraço

A palestra teve início com uma pequena apresentação de uma história...A história do João Carlos,um rapaz que,certo dia deu entrada num hospital e viu a sua vida completamente mudada...Foi diagnosticado com o virus HIV,já na fase Sida. Após 2 meses,o João Carlos faleceu. Os seus amigos,que o apoiaram decidiram então continuar a apoiar mais pessoas,criando assim esta iniciativa,a Abraço. Foi há 18 anos que um grupo de amigos decidiu optar pela mudança,pelo agir...e graças a essas pessoas,muitas outras têm ajuda,informação,apoio para enfrentar as adversidades da doença e saber como se proteger a si e aos outros da infeccão e posteriormente a transmissão...



Aprendemos algumas coisas,senão muitas até. Sendo o virus HIV ,um virus de acção lenta(lentivirus)só se dá por ele após 10/15 anos,estando já numa fase muito avançada da infecção.Falamos sobre as maneiras de transmissão,o tempo que o virus dura quando exposto ao meio,o seu modo de actuar.. Esclarecemos alguns "mitos" ,como por exemplo :
-Não se transmite devido a um espirro;
-Não se transmite por contacto com suor;
-Nao se transmite através de saliva(a nao ser que haja um corte na boca da pessoa infectada)

Transmite-se sim por contacto com 4 fluidos,sendo a ordem de maior ocorrência de infecção :
-Sangue
-Sémen(esperma)
-Fluidos vaginais
-Leite materno(na altura do amamamento)


A palestra começou entao a tomar um rumo de perguntas e respostas,duvidas e esclarecimentos .

Depois deste espaço de questões,o Sr.Sérgio passou entao ao assunto dos preservativos,como eles nos protegem,de que sao feitos,porque é que TODOS devemos usá-los,e de uma maneira muito descontraida e divertida foi "brincando" seriamente com o assunto.



E agora,em nome do Sr.Sérgio Luis,ESPECIALMENTE para as meninas devo de dizer ,não acreditem nos rapazes se eles disserem que o preservativo:
-Tira a erecção,muito pelo contrário ajuda a mânte-la;
-Tira a sensibilidade,a não ser que namorem com o Sr.Super hiper mega sensivel,NÃO tira a sensibilidade;
-Aperta.... meninas,não aperta nada a não ser que o vosso namorado seja abençoado com o gene de elefante...

O uso do preservativo não interfere com o prazer.Devem sempre usá-lo,não depois de iniciar o coito,nao a meio,nao antes da ejaculação,mas sim LOGO antes de qualquer possivel contacto existir entre os o pénis e a vagina.
Sempre com uma dinâmica exelente,aqui está uma das muitas expressões que nos fizeram rir,entre histórias que proporcionaram um ambiente mais relaxado,sem preconceitos e tabus ,conseguiu cativar todo a plateia a escutar com atenção,deixando-nos agarrados a cada palavra. No entanto é de reforçar que esta palestra foi muito didática e permitiu-nos aprender num ambiente sem censura.

Aqui está uma imagem da demonstração de como colocar o preservativo. Embora nao seja nitido na imagem,nao foi uma banana,nem um pepino.Foi demonstrado com um modelo de silicone de um pénis. Dado que a os alunos que assistiram tinham todos 17 anos ou 18/19,nao houve qualquer problema em usar tal modelo. É uma coisa perfeitamente normal e nao há que usar fruta,quando existem aproximações muito mais reais da situação verdadeira.


A palestra foi óptima,todos adoramos a maneira de exposição do assunto e achamos que todos os anos deveria ser realizada uma palestra para educar várias turmas,pois muitos mantêm-se na ignorância e não possuem informação suficiente para se protegerem e protegerem os outros.

É tudo uma questão de atitude,PENSAR que nada temos a ver com o HIV,que so acontece aos outros é ERRADO e é essa atitude que provoca mais estragos.
SABER que nos devemos proteger,que devemos proteger os outros,SABER como prevenir o contágio e a infecção é meio caminho andado para o combate há HIV.


Um grande grande grande obrigado ao Sr.Sérgio Luis por se disponibilizar e se deslocar há nossa escola e brindar-nos com uma palestra exelente.




A Abraço existe........
Porque a SIDA existe.....

sexta-feira, 16 de abril de 2010

ABRAÇA ESTA IDEIA

A palestra com a participação do Sr.Sérgio Luis ,representante da Abraço irá realizar-se no dia 20 de Abril pelas 11h40! Contamos com a vossa presença!

terça-feira, 13 de abril de 2010

BANCOS ALIMENTARES CONTRA A FOME ANGARIAM 2.498 TONELADAS DE ALIMENTOS NA CAMPANHA DO ÚLTIMO FIM DE SEMANA


Os Bancos Alimentares Contra a Fome recolheram no passado fim-de-semana um total de 2.498 toneladas de géneros alimentares na campanha realizada em 1323 superfícies comerciais das zonas de Abrantes, Algarve, Aveiro, Braga, Coimbra, Cova da Beira, Évora e Beja, Leiria-Fátima, Lisboa, Oeste, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, S. Miguel, Viana do Castelo e Viseu.
A campanha, cujo lema foi "Dê a melhor parte de si ao Banco Alimentar: a sua solidariedade" suscitou uma enorme adesão do público e dos voluntários que quiseram colaborar. As campanhas são extraordinárias cadeias de solidariedade onde cada elo - pessoas que colocam os seus donativos nos sacos do Banco Alimentar, voluntários que dão o seu tempo e trabalho e empresas que garantem seguros, transportes, refeições, segurança, limpeza - é indispensável e igualmente importante.

A Abraço promove...


Allove é um festival que se irá realizar nos dias 14 e 15 de Maio de 2010 em Lagoa, no Algarve, no recinto da FATACIL.Um dos nossos principais objectivos é fazer com que as pessoas encham os seus corações de “love”, daí o nome Allove Festival, libertem-se de preconceitos e preparem-se para participar no maior evento LGBT e heterofriendly de Portugal.O festival não se prende com qualquer tipo de reivindicação, mas sim com uma celebração e homenagem à comunidade LGBT, de forma a mostrar a quão divertida esta é. O tema central do festival é, então, a diversidade sexual e a celebração da Primavera, através de uma explosão de cores.Tal como a Primavera está relacionada com o pioneirismo, isto é, o começo de algo novo, também o Allove Festival se afirma como pioneiro, constituindo o primeiro festival LGBT e heterofriendly de Portugal.Num espaço fantástico cheio de diversões, moda, música, espectáculos, bares, restaurantes e outros atractivos, o Allove Festival afirmará os valores culturais e intelectuais da comunidade LGBT através de espaços dedicados às artes, como a fotografia, pintura, literatura e cinema, num contributo de excelência para a sociedade.